Postagens populares

terça-feira, 13 de setembro de 2011

"Dez por cento dos aprovados para agente de trânsito desistem de vaga"

Dos 342 concursados, apenas 290 estarão nas ruas de Manaus a partir do dia 3 de outubro. Trabalho nas ruas e durante os feriados acabou afastando os candidatos.


Manaus - Dos 342 candidatos aprovados no último concurso para agentes de trânsito do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito de Manaus (Manaustrans), 35, em torno de 10%, desistiram de assumir a vaga antes das etapas eliminatórias do certame.

Entre os motivos alegados por alguns candidatos está o fato de não quererem trabalhar nas ruas nem aos feriados, como ocorre quase sempre com os agentes de trânsito.

Para o diretor do Centro de Estudos Avançados e Treinamento (Ceat) em Manaus, Manoel Flores, quem desistiu do certame reclamando do cotidiano do trabalho dos agentes de trânsito é desinformado. “Quem lê o edital sabe exatamente o trabalho que o agente de trânsito faz e conhece as atividades deste profissional”, frisou.

Os novos agentes, que devem começar a atuar nas ruas da capital a partir de 3 de outubro, irão trabalhar em carga horária de 30 horas semanais e com salário base de R$ 1.659,58.

A rotatividade na profissão é comum, explicou o presidente do Sindicato dos Agentes de Trânsito e Fiscais de Transporte de Manaus (Sindtran), Sandro Moacir. “Da primeira turma de agentes, em 2000, de 200 pessoas, hoje apenas 50 continuam atuando na profissão”.

Atualmente, cerca de 120 agentes de trânsito trabalham na capital. Vão entrar no sistema a partir de outubro mais 290. “Mesmo com os novos agentes, ainda haverá um déficit, porque Manaus precisa de 500 destes profissionais atuando nas ruas. Segundo recomendação do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), deve haver um agente de trânsito para cada mil veículos circulantes”, explicou.

Segundo o presidente do Sindtran, entre os candidatos do atual concurso, cerca de 80% possuem formação superior ou estão em processo de formação. “Isto é muito importante para lidar com motoristas que, muitas vezes, passam do limite e acham que estão acima da lei. Paciência, noções de relações humanas, além de boa formação são pré-requisitos para contornar situações que possam exigir muito do agente em seu dia a dia”.

Curso

O curso de formação de agentes de trânsito encerrou, ontem, com a aplicação de uma prova final. Segundo o diretor do Ceat em Manaus, cinco candidatos extrapolaram o limite mínimo de 20% de faltas e já foram eliminados.

“Os candidatos tiveram aulas teóricas e práticas, foram colocados em situações do cotidiano do serviço de agente de trânsito. Esta foi a melhor formação que uma turma de agente já teve na cidade”, assegurou Manoel Flores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário